quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Com que intensidade amas?

Na pouco regular, mas interessante leitura das reflexões diárias do Padre Vasco Pinto Magalhães, publicadas no “Onde há Crise, há esperança”, li algo interessante sobre as diferentes intensidades de amor que podemos ter na nossa vida.
O amor menos intenso que podemos ter é a "caridade", que quase indiferenciada pode-se ter com conhecidos ou desconhecidos, amigos ou menos amigos. Por seu lado, a "amizade" dá-se com um leque mais restrito e pressupõe a identificação em algo, com o outro. Já o "conjugal" existe apenas entre duas pessoas que têm entre si mais do que uma amizade e onde existe uma identificação maior. Por último, o "divino" é o de apenas uma pessoa com Deus, sendo para mim, isto sinónimo de compromisso com um conjunto de valores e ideais, reflectidos num carácter e numa maneira de viver, que está acima das relações entre os Homens.

Vale a pena olhar o mundo em redor e perceber que intensidade tem o amor que estabelecemos com cada um e cada momento da nossa vida, pois essa reflexão ajudar-nos-á a fazer melhores opções no nosso quotidiano.

Tigre Audaz

Sem comentários:

Enviar um comentário