segunda-feira, 20 de julho de 2009

Caminheirismo: o “estágio” escutista?

É curioso observar que quanto mais lemos as obras de BP, mais vamos percebendo a capacidade que este tinha para criar respostas adequadas às necessidades da juventude. O livro A Caminho do Triunfo é uma boa prova disso mesmo.

O Caminheirismo, em inglês Rovering, é a última etapa de formação escutista, a que corresponde a idade de jovens adultos (dos 18 aos 22 anos), e onde estes se tornam os principais mentores do seu próprio trajecto. Aqui o percurso torna-se mais personalizado, onde através do Projecto Pessoal de Vida, o jovem adulto com o apoio do seu animador, estabelece objectivos a alcançar nas suas várias dimensões pessoais. Destes objectivos alguns concretizar-se-ão individualmente, sendo que os outros poderão ser intenções expressas na Carta de Clã, concretizadas na Caminhada.
Também a substância da sua actividade muda juntamente com a sua divisa (agora Alerta para Servir), deixando a técnica escutista e a vida em equipa, de ser um fim do seu projecto, para passarem a ser ferramentas na concretização da Caminhada. No fundo, trata-se de uma etapa mais autónoma, onde se fazem opções, experimentando viver todos os valores e aprendizagens, interiorizados ao longo do percurso escutista, o que será na realidade, uma espécie de “estágio” acompanhado…

Uma última nota para dizer que tudo isto pensado por BP, será o suficiente para podermos entender a importância da vivência desta etapa, em detrimento de uma Comissão de Serviço numa Secção, que tantas vezes a hipoteca!

Tigre Audaz

2 comentários:

  1. Que saudades deste lenço que já estava mais cor-de-rosa do que vermelho, depois de 5 anos no clã! Ainda bem que não foram hipotecados, porque aprendi muito!! É sem dúvida uma etapa marcante.

    G.A.

    ResponderEliminar
  2. mas é verdade lenço mas bonito e com responsabilidade

    ResponderEliminar