segunda-feira, 1 de junho de 2009

Uma Escola de Vida (ou de Sonho)

Não é raro ouvirmos dizer que o escutismo não é um passatempo, mas sim uma forma ou escola de vida. Talvez por isso em conversas dos tempos de Clã, tenha surgido uma ideia que contudo poderá não ser nova: criar uma escola onde o escutismo fosse vivido no dia-a-dia. Por força da cultura que hoje vivemos na nossa sociedade, torna-se cada vez mais difícil (mas não impossível), inspirar nos jovens, este modo de vida que é o escutismo, porque a oferta é ampla e permanente, enquanto o contacto com o escutismo é normalmente apenas semanal.
Assim, seria desenvolvida uma escola onde os valores e método do escutismo estivessem presentes e fossem um complemento ao ensino formal (que será sempre necessário). A escola seria numa quinta com fauna e flora variada. Seria adoptado o uniforme escutista. As turmas seriam grupos organizados em patrulhas, vivendo um imaginário anual, tendo tarefas diárias na manutenção da quinta, jogos escutistas nos tempos livres, construção de projectos (caçadas, aventuras e empreendimentos) a realizar durante o ano, etc. Tudo isto traria também a vantagem de o fim-de-semana ser mais exclusivo para a família e outras actividades.

Talvez o escutismo chegasse mais longe e fosse uma referência positiva na vida de um maior número de jovens. Obviamente é uma ideia utópica, mas sonhar precisa-se…

Tigre Audaz

1 comentário:

  1. Não te esqueças desta professora para essa escola. Só acho que era melhor andarem com a farda de campo!

    Grandes sonhos...

    ResponderEliminar