segunda-feira, 15 de junho de 2009

RAP - Renovação ou Dispersão?

Por mais que reflicta, não consigo encontrar fundamento na transformação que o RAP vai trazer ao Sistema de Progresso, sendo que este é um meio, cuja finalidade sim é formar jovens integralmente. Não podemos esquecer que existirão outras entidades que terão os mesmos objectivos, mas que o escutismo difere destas precisamente pelo seu método.

Com certeza serão necessárias melhorias e ajustes no Progresso, e talvez nos Caminheiros uma mudança maior, pois um sistema de provas não parece ser o melhor (uma boa opção poderia ser algo mais assente nos objectivos do PPV).

Contudo julgo que a grande questão da acção pedagógica do CNE, não está aqui, mas sim nos Recursos Adultos. Recursos esses que tantas vezes não constituem um exemplo de vida para os jovens e que tantas outras vão promovendo vivências nas unidades e agrupamentos que são pouco escutistas.

Acredito também que os CIPs não possam ser uma mera formalidade para se ser Dirigente. Têm que ser um verdadeiro espaço de formação e avaliação de quem está realmente preparado para ajudar a formar jovens. Só assim haverá uma melhor aplicação do método escutista, dos Sistemas de Patrulha e Progresso, e consequentemente melhores escuteiros, dos quais deverão sair a grande parte dos dirigentes de amanhã. Existirão excepções, mas quem melhor para transmitir algo, senão aquele que o assimilou desde tenra idade.

Tigre Audaz

1 comentário:

  1. Aí está ele, sem dó nem piedade! É assim mesmo, lutar pelo que se acredita...

    G.A.

    ResponderEliminar