quinta-feira, 21 de maio de 2009

O Terceiro Vector!

Já lá vão os anos, mas há algo de um encontro de jovens organizado pelo clã a que pertencia, que me ficou para sempre na memória: o terceiro vector.
Se olharmos o ser humano sobre a perspectiva de um gráfico, veremos que existe uma dimensão inerente a qualquer pessoa quando nasce – a física. É como se fosse o nosso eixo dos X. À semelhança de qualquer vida animal, com ele a existência é possível, apesar de linear.
Ao longo do nosso crescimento começa a desenvolver-se uma segunda dimensão - a intelectual - relacionada com o conhecimento, a personalidade, etc... Com este segundo eixo, o indivíduo alcança um espaço. Acontece que os anteriores são ambos importantes, mas só são visíveis e ganham “corpo” se existir um terceiro vector – o da espiritualidade. É este que dá sentido à vida, que a provém de valores e a faz caminhar rumo a um ideal. Mesmo que os dois primeiros se revelem de pequenas dimensões, o eixo vertical, que aponta a Deus, dar-lhes-á sempre substância. E ensaiando várias hipóteses, compreende-se que um desenvolvimento harmonioso e continuado, destas três dimensões, será sinal do equilíbrio autêntico para um trilho de felicidade.

Tigre Audaz

1 comentário: