quinta-feira, 14 de maio de 2009

Lisboa-Beja em Bicicleta!

Foi há não muito tempo, esta passeata em bicicleta (meio de transporte do qual nem sou grande fã), que agora partilho e aconselho!
Arrancámos num Sábado de manhã…Começámos por descer até ao Terreiro do Paço e apanhámos à tabela o barco que nos levou até ao Barreiro. A ventania era bastante, mas lá seguimos em direcção ao Pinhal Novo, passando por uma série de bairros suburbanos de Lisboa. Almoço descansado no centro da Vila e continuámos caminho, agora já mais rural em direcção a Palmela, onde nos apercebemos duma excelente notícia: os 5/6 Kms que faltavam para Setúbal, seriam sempre a descer. Após passeata na baixa da cidade, veio a jantarada, com direito a jogo da Selecção e um descanso relativo na pousada da juventude (há ainda quem não perceba que pousada e repousar têm a mesma origem). No dia seguinte acordámos cedinho e apanhámos novo barco (foto) rumo a Tróia, altura em que iniciámos a pedalada até à Comporta. Depois de um café e de comprado o almoço no minimercado, virámos em direcção a Este, mais concretamente para Alcácer do Sal. No final da etapa o esforço já era mais que muito, mas finalmente chegámos a esta simpática cidade ribeirinha do Sado, onde ficámos no Parque de Campismo local. Sucedeu-se a habitual passeata de fim de tarde e um bom jantarinho, que foram a receita certa para uma boa soneca.
Para o terceiro dia estava reservada a etapa mais difícil, que por força de algumas contingências, só começou bem mais tarde do que o previsto, o que fez com que a chegada já fosse feita de noite. Fizemo-nos à estrada, já eram 15h, e apesar da difícil subida até à pitoresca vila alentejana do Torrão, valeu a pena o caminho e o belo final de tarde que nos acompanhou até à barragem de Odivelas. Chegámos tarde e de rastos, por isso foi montar tenda, banho, jantar e saco-cama.
Tudo tem uma razão de ser e se o escurecer da noite não nos tinha permitido apreciar a grande albufeira contígua ao parque, o amanhecer foi inspirador (foto) para o último dia desta jornada. Pequeno-almoço tomado e seguimos, agora pela primeira vez em terra batida, com algumas ribeiras a atravessar a estrada e umas paisagens deslumbrantes a acompanhar-nos! De regresso ao alcatrão atravessámos três típicas aldeias alentejanas e eis-nos na IP8 em busca do destino final: Beja!Chegados a Beja, foi almoçar e por força das saudades e deveres familiares, procurar a estação de comboio, no qual fizemos o regresso à capital…Foram 4 dias, uns duros 170 Kms e bons momentos que ficarão guardados na memória.

2 comentários:

  1. E a vassourinha não tem direito a algum protagonismo?

    ResponderEliminar
  2. E a referência à minha participação é denominada de "contigência"...

    Mas foi uma bela passeata (ainda que não completa) e um bom teste à nossa resistência!

    Obrigado ao organizador!

    ResponderEliminar