quarta-feira, 29 de junho de 2011

Redes Sociais. As reais ou as virtuais?

O fenómeno das redes sociais na internet, há muito que entrou no universo do quotidiano da grande maioria das pessoas que utiliza o computador pessoal diariamente. Como em tudo na vida, tem as suas vantagens e desvantagens.

Diria que do lado positivo, se encontra a possibilidade de encontrar pessoas com quem já tínhamos perdido contacto, de mais facilmente podermos divulgar informação a quem queremos e também de podermos seleccionar de que pessoas ou entidades, queremos receber informação.

Já do lado negativo, a exposição a que as nossas vidas ficam sujeitas, sabendo que muitas vezes não é fácil controlar o que é visível e que os fornecedores deste tipo de serviços ficam com muita informação acerca de cada um (mesmo depois de apagarmos o nosso perfil).

Contudo, o pior aspecto é a vida menos autêntica a que estas redes conduzem. Dantes, as "redes sociais reais" eram os meios onde nos movíamos e as pessoas com quem nos relacionávamos. Hoje as "redes sociais virtuais", significam o fornecedor de serviços que escolhemos e os pedidos de amizade que aceitámos. Como se uma amizade construída ao longo dos tempos, através de vivências e partilhas, estivesse ao alcance de um clique...

Tigre Audaz

Sem comentários:

Enviar um comentário