terça-feira, 22 de dezembro de 2009

Serras da Estrela e Açor!

A primeira era praticamente uma desconhecida, pois já nem havia memória da última visita, a segunda é uma paixão desde alguns anos a esta parte. Foi assim, que aproveitando um fim-de-semana prolongado, o último passeio foi através das Beiras serranas.
A cidade da Covilhã, primeiro destino da viagem, foi uma surpresa agradável. Situada na encosta do Maciço da Estrela, é um lugar que consegue conciliar a sua história e ao mesmo tempo desenvolver-se a caminho do vale, de modo a tornar a sua subsistência possível. A Serra da Estrela propriamente dita, para quem gosta de paisagens naturais, será um dos espaços mais esplendorosos em Portugal, apesar da sua “invasão humana”, facilitada por tudo o que tem pouco que ver com a natureza (estradas e mais estradas, centro comerciais, etc.). É óbvio que olhando para o magnífico monólito do Cântaro Magro, para as inúmeras lagoas, para a nascente do Rio Zêzere ou para o vale glaciário de Manteigas, esquecemos tudo isso.
Seguiu-se rumo ao coração da Serra do Açor, mais concretamente à aldeia histórica do Piodão, situada no vale profundo do pico do S. Pedro do Açor, o mais alto desta Serra. A Casa da Padaria (alojamento em casa típica da aldeia) contribuiu para a opinião muito positiva deste sítio que apesar de turístico, mantém intactas as suas características originais, provavelmente devido à sua difícil acessibilidade. O regresso feito por Coja, através de estradas que passam no alto da Serra, proporcionou mais algumas paisagens grandiosas, nas quais se incluia a agora distante Serra da Estrela.

São sem dúvida, lugares a revisitar brevemente…

Tigre Audaz

1 comentário:

  1. ZONA LINDA ESTA ...
    ONDE FICA TAMBEM A MINHA QUERIDA VILA DE AVÔ

    ResponderEliminar