terça-feira, 27 de outubro de 2009

Serra do Louro (Palmela)

Para quem vive em Lisboa, o contacto com a natureza não é uma constante, mas numa época em que os acessos cada vez mais encurtam distâncias, não é necessário muito tempo para poder desfrutar do ar livre.

A Serra do Louro é um desses casos. Situada junto a Palmela, a sensivelmente 30 minutos de Lisboa (para quem vai de carro), tem um trilho pela sua cumeada, que é um excelente miradouro, donde se observa para Norte toda a península de Setúbal, passando por Lisboa, até à Serra de Sintra, e para Sul, o rio Sado e as Serras de S. Luis e Arrábida. Ao longo desta cumeada situam-se inúmeros moinhos, em diferentes estados de conservação, e também dois locais arqueológicos, um com as primeiras ocupações a datarem da Idade do Cobre (Castro de Chibanes) e o outro com ocupação durante o primeiro milénio da nossa era (Povoado “Alto da Queimada”). Descendo a vertente Norte até à povoação de Quinta do Anjo, encontramos também sepulturas do Neolítico, associadas à presença humana mais antiga.

Ainda de constatar a possibilidade de visitar um dos moinhos onde há fabrico de pão tradicional e de fazer uma burricada ao longo destes trilhos…Vale a pena conhecer!

Tigre Audaz

2 comentários:

  1. É verdade é um percurso muito interessante e relaxante!

    ResponderEliminar
  2. também ja fiz este percurso, e é de facto bonito!

    ResponderEliminar