Transformando a sua trágica escalada ao Everest, em 1999, no inicio de um trajecto notável, João Garcia difere dos demais pela sua serenidade, dedicação e racionalização de recursos, tendo conseguido reunir os apoios necessários à concretização deste projecto, num país onde esta actividade tem pouca expressão.De salientar ainda a sua postura em relação à natureza, sendo que as suas ascensões são feitas sem recurso a oxigénio artificial e sem carregadores de altitude, transportando ele próprio o seu material, em oposição a muitas expedições, normalmente comerciais.
através de um protocolo estabelecido entre a Região/Núcleo e as autarquias, existir a possibilidade de implementar as sedes junto aos grandes parques das cidades (ex: Monsanto, Bela Vista, etc.) oferecendo em troca a ajuda na preservação dos mesmos. É arrojado, mas primeiro incutiria uma maior consciência ambiental em cada jovem, depois seria uma excelente oportunidade de preparação para actividades futuras…
A barragem do Maranhão é também ela simpática e possui algumas infra-estruturas de apoio, destacando-se as actividades do clube náutico. Uma referência ainda ao novo Fluviário de Mora, que apesar de ter algum interesse, talvez não justifique uma visita por si só.
Com grande impacto visual, este documentário foi realizado por Yann Arthus Bertrand, para quem não se recorda, autor de "A Terra Vista do Céu", livro com imagens grandiosas do nosso planeta.

Assim, seria desenvolvida uma escola onde os valores e método do escutismo estivessem presentes e fossem um complemento ao ensino formal (que será sempre necessário). A escola seria numa quinta com fauna e flora variada. Seria adoptado o uniforme escutista. As turmas seriam grupos organizados em patrulhas, vivendo um imaginário anual, tendo tarefas diárias na manutenção da quinta, jogos escutistas nos tempos livres, construção de projectos (caçadas, aventuras e empreendimentos) a realizar durante o ano, etc. Tudo isto traria também a vantagem de o fim-de-semana ser mais exclusivo para a família e outras actividades.